A dor lombar crónica é uma das causas mais frequentes de dor persistente e incapacidade funcional, impactando negativamente o bem-estar, a mobilidade e a qualidade de vida.
A procura por abordagens terapêuticas eficazes, seguras e não farmacológicas tem aumentado, e a acupuntura tem sido progressivamente estudada como uma opção válida no contexto da dor lombar crónica inespecífica.
Principais resultados
- Esta meta-análise de alta evidência (Nível I) — integrou 44 ensaios clínicos randomizados, abrangendo 8.338 participantes.
- A análise demonstrou que a acupuntura:
- Melhora a incapacidade funcional, medida pelo Roland-Morris Disability Questionnaire (RMQ);
- Reduz a intensidade da dor, com melhorias significativas no Visual Analogic Scale (VAS);
- Os protocolos foram mais eficazes, quando a acupuntura foi personalizada ao paciente e combinada com eletroestimulação;
- É mais eficaz na redução da dor lombar crónica, quando comparada com os tratamentos em que se simulou a acupuntura;
- Foi considerada segura, com risco de viés global baixo a moderado e qualidade metodológica robusta;
- Sustenta a recomendação da acupuntura como abordagem não farmacológica para a lombalgia crónica.
Comentário clínico
Esta meta-análise representa um dos níveis mais elevados de evidência disponível para a acupuntura na lombalgia crónica. Ao incluir exclusivamente ensaios clínicos randomizados e ao utilizar uma metodologia avançada de comparação entre múltiplos protocolos, o estudo fornece uma visão objetiva e aprofundada sobre a eficácia real da acupuntura.
Os resultados reforçam não só a superioridade da acupuntura, face a quando a acupuntura foi simulada, como também mostram que protocolos individualizados ou combinados com eletroestimulação podem potenciar os benefícios clínicos.
Na prática, estes achados confirmam o que é observado em contexto clínico, a acupuntura, aplicada de forma estruturada e com protocolo adequado, contribui de forma consistente para a redução da dor e melhoria da funcionalidade em pacientes com dor lombar crónica inespecífica, oferecendo uma alternativa eficaz e segura aos tratamentos farmacológicos de longo prazo.
Embora estes resultados sejam promissores, será essencial desenvolver mais investigação de alta evidência científica, para confirmar e aprofundar os achados aqui descritos.
Referências
Baroncini, A., Maffulli, N., Eschweiler, J., Molsberger, F., Klimuch, A., & Migliorini, F. (2022).
Acupuncture in chronic aspecific low back pain: a Bayesian network meta-analysis.
Journal of Orthopaedic Surgery and Research, 17, 319.
https://doi.org/10.1186/s13018-022-03212-3