João Fialho Pereira Acupuntura e Fitoterapia

A fibromialgia é uma condição crónica marcada por dor musculoesquelética difusa, distúrbios do sono, fadiga e limitações funcionais significativas.
Devido à complexidade da condição e à resposta variável aos tratamentos farmacológicos, há um crescente interesse em intervenções não farmacológicas capazes de modular mecanismos centrais da dor e melhorar o bem-estar global.
A acupuntura tem sido uma dessas abordagens com investigação crescente.

Principais resultados

Revisão sistemática com meta-análise de alta evidência, que incluiu 10 ensaios clínicos randomizados, dos quais 8 foram incluídos na meta-análise, totalizando 561 participantes diagnosticados com fibromialgia.

Os resultados mostraram que a acupuntura:

  • Reduziu a dor, com efeito estatisticamente significativo;
  • Melhorou de forma consistente a qualidade do sono, com evidência alta e heterogénea;
  • Melhorou o estado geral e o impacto da fibromialgia, com evidência entre moderada e alta;
  • Manteve eficácia mesmo quando comparada com diferentes tipos de acupuntura simulada, onde os pacientes receberam tratamentos simulados, com pontos inadequados;
  • Não apresentou efeito significativo sobre a fadiga, sendo este o único domínio com evidência baixa;
  • Revelou boa segurança, com eventos adversos ligeiros (hematomas, desconforto local, fadiga ligeira) e nenhum evento grave reportado.

Comentário clínico

Esta revisão sistemática com meta-análise representa um estudo de alto nível de evidência, apoiado por metodologia rigorosa (PRISMA, PROSPERO, avaliação Cochrane de risco de viés e classificação GRADE).
Os resultados revelam benefícios sólidos e consistentes na dor, no sono e no estado funcional, dimensões essenciais para quem vive com fibromialgia.
Destaca-se especialmente a qualidade do sono, onde a evidência é alta e os resultados são altamente consistentes.
A acupuntura mostra assim um papel relevante enquanto abordagem complementar segura e eficaz no curto prazo para pacientes com fibromialgia.
Apesar de a durabilidade dos efeitos não ter sido amplamente estudada, o conjunto da evidência apoia a integração da acupuntura num plano de tratamento multidimensional.
Embora estes resultados sejam promissores, será essencial desenvolver mais investigação de alta evidência científica, para confirmar e aprofundar os achados aqui descritos.

Referências

Kim, J., Kim, S.-R., Lee, H., & Nam, D.-H. (2019).

Comparing verum and sham acupuncture in fibromyalgia syndrome: a systematic review and meta-analysis.

Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2019, Article ID 8757685.

https://doi.org/10.1155/2019/8757685

error: Este conteúdo está protegido por direitos de autor!